12 de jul. de 2012

Ano 4, número 1, julho 2012

Vídeos


Confira alguns vídeos de incentivo à leitura divulgados na II Feira de Livros do CEDOC/SEME em maio de 2012


Livros Novos
Alguns dos livros novos adquiridos  pelo CEDOC em 2012, junto à editora SBS, com comentários extraídos da própria obra.

"O livro completo de treinamento personalizado" responde a questões feitas por todos os treinadores em um determinado momento. Ele dará instruções básicas sobre como ser bem-sucedidoi e dar o próximo passo. É conciso, mas abrangente. Ele traz informações atualizadas que o manterão motivado a levar seu negócio adiante.

Brooks, D. S. O livro completo do treinamento personalizado. São Paulo, Phorte, 2004.407p.




"Profissionais de Educação Física ou da área da Saúde, que trabalham ou pretendem trabalhar com medidas e avaliação física, devem estar preparados a oferecer aos seus alunos ( ou cleintes) respostas rápidas e precisas.... Uma novidade nesta obra é a classificação das medidas. Elas foram separadas em dois grandes grupos de acordo com os objetivos dos indivíduos: estética e saúde; e desempenho. Esses objetivos representam quase a totalidade dos anseios e dos desejos daqueles que iniciam a prática do exercício, do esporte ou da atividade física."


Charro, M.A. et al. Manual de avaliação física. São Paulo: Phorte, 2010. 424p.






"A ciência da nutrição tem passado por muitas mudanças  nos últimos anos. O número de opções de alimentos aumentou drasticamente - apesar de passarmos cada vez menos tempo na cozinha preparando as refeições.Esta obra, dividida em dois volumes, apresenta muitas dessas mudanças com a introdução de temas novos, resultantes de pesquisas recentes, além de abordar todos os tópicos fundamentais da nutrição. Neste primeiro volume são estudados principalmente os nutrientes, a fisiologia da digestão e o metabolismo."

Whitney, E. ; Rolfes, S.R.  Nutrição, vol.1:entendendo os nutrientes. 10 ed.. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 

"Nos últimos anos, as relações entre dieta e doença tornaram-se mais evidentes, estimulando o interesse pelas escolhas dietéticas que podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais longa e saudável. Este segundo volume de Nutrição entrelaça os fundamentos da nutrição à prática, mostrando como essa ciência influencia a vida das pessoas. Cada capítulo é seguido de um destaque que oferece aos leitores uma visão aprofundada de um assunto atual..... Livro-texto para as disciplinas nutrição básica, introdução à nutrição, nutrição do ciclo vital, fisiologia da nutrição e bioquímica aplicada à nutrição nos cursos de Nutrição."
Whitney, E. ; Rolfes, S.R. Nutrição, vol.1:entendendo os nutrientes. 10 ed.. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Whitney, E.; Rolfes, S. R. Nutrição, vol.2:aplicações. 10.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 418p.



    "Objetivo...é auxiliar os professores no ensino de lutas para crianças, sendo as atividades aqui propostas aplicáveis a diferentes modalidades e ambientes, uma vez que não se prendem a detalhes técnicos.....Tendo em vista a recém-inserção das disciplinas de Metologia de Ensno das Lutas nos currículos de licenciatura e graduação em Educação Física, os professores mostram-se inseguros em abordar o tema nas aulas, privando os alunos de um contato ststematizado com mais esse conteúdo da cultura corporal brasileira, sinalizado pelos PCNs, mas poucas vezes aplicado pelos professores.

Brade, M. et al. Pedagogia do esporte  aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010. 160p.

"A área da saúde é um campo em constante mudança. As normas de segurança padronizadas precisam ser obedecidas; contudo, à medida que as novas pesquisas ampliam nossos conhecimentos, tornam-se necessárias e adequadas  modificações terapêuticas e medicamentosas.Os autores desta obra verificaram cuidadosamente os nomes genéricos e comerciais dos medicamentos mencionados, bem mo conferiram os dados referentes à posologia, de modo  que as informações fossem acuradas e de acordo com os padrões aceitos por ocasião da publicação.

Gibney, M.J.; MacDonald,  Ian A.; Roche, H.M. Nutrição e metabolismo. Trad. Telma Lucia de Azevedo Hennemann. Rio de Janeiro:Guanabara-Koogan, 2006. 351p.612p.
...  


"Esta obra apresenta grande empenho em levar aos leitores a Nutrição como a ciência que integra processos vitais, desde o nível molecular até o celular, e através da operação multissistêmica de todo o organismo. O principal objetivo de Nutrição avançada e metabolismo humano, e também  uma grande preocupação para os autores, é oferecer  uma visão abrangente  das reações celulares tanto nos tecidos como nos órgãos e, consequentemente, nos sistemas. Os assuntos foram escolhidos por sua relevância para viabilizar tal objetivo"


Grooper, Sareen S.; Smith, James L. G.Nutrição avançada e metabolismo humano. Trad. Marleine Cohen. Sâo Paulo: Cengage Learning, 2011.612p.






                    "Esta obra vem contribuir para que os hospitais otimizem os seus processos de qualidade. São abordados temas como gestão de riscos, acreditação hospitalar, entre vários outros.  Uma referência para profissionais da área. Fundamental para o público brasileiro haja vista que a melhoria da saúde, na esfera pública ou privada, está condicionada a um contínuo aperfeiçoamento da gestão hospitalar."                                                                                                    Leão, E. R. ; Silva, C.P.R.; Alvarenga, D.C.; Mendonça, S.H.F. Qualidade em saúde e indicadores como ferramenta de gestão.  São Caetano do Sul: Yendis, 2008.302p.

"A preparação de nadadores de alto nível é realizada em vários pa[íses do mundo. Este fato mostra como é grande a concorrêncis e como deve ser efeicaz o método de preparação, a fim de permitir o estabelecimento de recordes mundiais  Tudo isso foi levado em conta durante a elaboração deste manual, que reúne todos os conhecimentod atuais oriundos de duas vertentes do desenvolvimento da natação desportiva..."                                            Platonov, V.N. Treinamento desportivo para nadadores de alto nível. Trad. Denise Regina Sales. São Paulo:Phorte, 2005. 400p.

"As técnicas de energia muscular (TEM) descrevem os tratamentos manipulativos em que o paciente, mediante solicitação, usa ativamente seus músculos a partir de uma posição controlada e em uma direção específica contra uma força contrária de resistência. Atualmente, essas técnicas têm reconhecimento amplo como uma abordagem eficaz de tratamento da disfunção musculoesquelética. Reúnem métodos de tratamento utilizados em fisioterapia, osteopatia e medicina manual.".....                                       Chaitow, L. Técnicas de energia muscular. Trad. Débora Rodrigues Fonseca et al.. Rio de Janeiro:Elsevier, 2008.320p.

 "A área da saúde é um campo em constante mudança. As normas de segurança padronizadas precisam ser obedecidas; contudo, à medida que as novas pesquisas ampliam nossos conhecimentos, tornam-se necessárias eadequadas modificações terapêuticas e medicamentosas. O autor desta obra verificou cuidadosamente os nomes genéricos e comerciais dos medicamentos mencionados, bem como conferiu os dados referentes à posologia, de modo que as informações fossem acuradas e de acordo com os padrões aceitos por ocasião da publicação."...                                                                      Douglas, C.R. Tratado de fisiologia aplicada às ciências médicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1404p.
"...responde a questões feitas por todos os treinadoresem um determinado momento....dará instruções básicas sobre como ser bem-sucedido e dar o próximo passo....dará recursos para alcançar o crescimento em seu negócio ou ajudá-lo a tomar decisões na direção em que seus colegas bem-sucedido...é conciso, mas abrangente."
Brooks, D.S.  O livro completo do treinamento personalizado. São Paulo:Phorte.2008.681p.