24 de ago de 2009

Ano 1, Número 4, 25 de agosto de 2009

LIVROS

THOMAS,J.R.; NELSON,J.K.; SILVERMAN,S.J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Trad. de Denise Regina de Sales e Márcia dos Santos Dornelles. 5.ed.Porto Alegre: Artmed, 2007. 400p.
Localização no acervo do CEDOC: EF 796 T458M 5ed.2007
"Usamos a expressão atividade física no sentido de um amplo campo de estudo, frequentemente rotulado de cinesiologia, ciência do exercício, ciência do exercício e do esporte, estudos esportivos, estudos dos movimentos humanos ou educação física, bem como para áreas correlatas, como fisioterapia, reabilitação e terapia ocupacional. Esperamos que todos os que lêem, interpretam, planejam, realizam, escrevem ou apresentam pesquisas encontrem neste livro uma ferramenta útili para seus trabalhos." (Informações do prefácio da obra)
Descritores: Educação física - Pesquisa científica / Pesquisa científica


BATES,A; HANSON,N, Exercícios Aquáticos Terapêuticos. Trad. da Profª.Mercês Nogueira Paulo. São Paulo: Manole, 1998. 320p.
Localização no acervo do CEDOC: EF 615.82 B329e 1998
"Nossa pretensão é que este livro venha facilitar a comunicação entre o médico, o fisioterapeuta, o terapeuta aquático e o paciente. Médicos e fisioterapeutas podem usá-lo rapidamente para comunicar aos terapeutas aquáticos os exercícios que eles querem que seus pacientes façam. O terapeuta aquático pode também relatar ao fisioterapeuta o progresso de um paciente através das diferentes fases do procedimento dado. Se o paciente se desliga da clínica de reabilitação e deseja continuar o programa em um clube comunitário, um instrutor do clube pode facilmente definir quais exercícios foram feitos até aquele ponto. Temos visto muito sucesso na comunicação, mesmo quando o terapeuta e a piscina não estão no mesmo prédio." (Informações da Introdução da obra)
Descritores: Hidroginástica / Fisioterapia


DVD
Adventure Camp
Localização no acervo do CEDOC: SEME-Pub DVD EF 796 A244 2008
Vídeo que exibe prova noturna em São Paulo, sob patrocínio da SEME, incluindo corrida de rua, rappel e ciclismo. A prova envolveu pontos turísticos de São Paulo com saída no Shopping Eldorado, passando pela Av. Brasil, Parque Trianon, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Biblioteca Municipal 'Mário de Andrade', Terraço Itália, Cidade Universitária, Velódromo, Praça do Relógio, ...

video


CICLOFAIXAS
Ciclofaixas de lazer aos finais de semana. Inciativa da SEME para interligação de áreas públicas aos domingos. Parque Vila Lobos/Cidade Universitária/Bosque do Morumbi/Jockey Club/Parque do Povo/Parque do Ibirapuera/SEME/Instituto Biológico/Parque da Aclimação. (Conteúdo disponibilizado em Reunião das 7, em 12/03/2009).


NOTAS:
1. O Centro de Documentação e Biblioteca - CEDOC da SEME, estará lançando em meados de setembro de 2009, em site próprio, a primeira Revista Científica de SEME, voltada à área de esporte e Educação Física.
2. A Virada Esportiva, 3ª edição - 2009 - evento esportivo organizado pela SEME, ocorrerá nos dia 19 e 20 de setembro. Maiores informações acesse o site: www.viradaesportivasp.com.br